PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Famílias “Os Araújo Martins e Araújo Sampaio” Cap. 1º, e “Manoel Alves Valle”, neste site
ANTONIO TAVARES DA SILVA
e
MICHAELA ROSA DE JESUS
Processo Matrimonial
Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha – MG - AIU - LPM 04
Processos de Dispensa de Impedimentos Matrimoniais
Aiuruoca - MG - 1810 a 1814
Oradores: Antonio Tavares da Silva e Michaela Rosa de Jesus
Ano: 1814
Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela
Consangüinidade em segundo grau mais afinidade ilícita em segundo grau. O orador conheceu casualmente uma sobrinha da oradora.
Orador- filho legitimo de Domingos Tavares de Jesus e Ludovina Preta de Morais. Viúvo pelo falecimento de sua mulher Ana Rosa da Conceição, nascido e batizado na Capela da Madre de Deus;
Oradora – Filha legitima de Francisco de Araújo Martins e Luzia da Conceição nascida e batizada em Aiuruoca, onde moram os dois oradores.
Assento – livro suplementar de batizados fl. 26 – Em 1776 pouco mais ou menos, na Capela do Espírito Santo da Freguesia de Lavras de licença, o padre Jose Manoel batizou ...a inocente Micaela, filha legitima de Francisco de Araujo Martins e Luzia da Conceição, foram padrinhos – Manoel Machado Toledo e Gertrudes Maria, mulher do mesmo. E por não se lançar o assento em tempo fiz esse – vigário Jose de Abreu e Silva.
Assento de óbito – Livro atual de óbitos de São João Del Rei- fl.90 – a 2 de fevereiro de 1814, faleceu Rosa Maria da Conceição. Idade 50 anos mais ou menos, casada com Antonio Tavares da Silva, morador na Capela de São Vicente. Foi sepultada na matriz desta Vila de São João Del Rei. Assina vigário Joaquim.(?)..Amaral Gurgel.