PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Antonio Martins Saldanha”, neste site
ANTONIO MARTINS SALDANHA, padre
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Testamento
Ano: 1809
Caixa: 117
Nº de Páginas: 38
Testador: Padre Antonio Martins Saldanha
Testamenteiro: Francisco Martins Saldanha
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 03 - Testamento
Benedictus sit Deus Pater, que me creavit unigenitus que Dei Filius que me redimit, e sanctus quo que spiritus que vocavit me.
Eu Antonio Martins Saldanha Presbítero Secular do Hábito de São Pedro morador na Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade do Termo desta Vila de São João del Rei estando molesto mas em meu perfeito juízo temendo a morte por ser a sua hora incerta faço o meu Testamento na forma seguinte:
Sou natural da mesma aplicação da Capela de Nossa Senhora da Piedade donde fui batizado, filho legítimo de Antonio Martins Saldanha e de Luzia da Cruz, já falecidos, por cuja causa não tenho herdeiros ascendentes nem descendentes.
Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu irmão Francisco Martins Saldanha; em segundo lugar a Dionísio Martins Gonçalves e em terceiro lugar a Francisco Teixeira de Carvalho (...).
Ordeno que meu corpo seja envolto nas vestes sacerdotais e sepultado na Igreja de meu Patriarca São Francisco (...).
(.....)
No líquido que restar de meus bens instituo meu herdeiro a meu irmão Francisco Martins Saldanha, dado este seja falecido passarão a herança aos mais testamenteiros aqui nomeados.
Declaro que deixo uma carta fechada ao meu Testamenteiro que aceitar o qual será obrigado a satisfazer tudo o que na mesma lhe encarrego sem que a descubra as suas disposições a pessoa alguma em juízo ou fora dele, sendo tão somente compelido a prestar juramento em juízo de haver cumprido tudo quanto na mesma lhe determino.
(.....)
(...) pedi e roguei a Joaquim José de Santana que este por mim fizesse (...).
Vila de São João, 3 de Fevereiro de 1800
Padre Antonio Martins Saldanha
fls. 04 - Aprovação
Data: 21-02-1800
Local: Paragem denominada o Sítio que foi de João Godinho, da Aplicação de Nossa Senhora da Piedade, filial da Matriz de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do Padre Antonio Martins Saldanha.
fls. 04v. - Abertura
No dia dezessete de Abril do presente ano de mil oitocentos abri este Testamento (...) pelo qual faleceu o Padre Antonio Martins Saldanha.