PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 6º, neste site.
ANTONIO JOAQUIM FERREIRA, alferes 1845
e
PRUDENCIANA CÂNDIDA HONÓRIA DE BARROS 1841
Inventários
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1841
Caixa: 447
Nº de Páginas: 100
Inventariados:Alferes Antonio Joaquim Ferreira e Prudenciana Honória Cândida de Barros
Inventariante: Prudenciana Honória Cândida Ferreira
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens do casal da falecida D. Prudenciana Onória Cândida de Barros de quem ficou viúvo e é Inventariante seu marido o Alferes Antonio Joaquim Ferreira.
fls. 02
Diz o Alferes Antonio Joaquim Ferreira viúvo de D. Prudenciana Onória Cândida de Barros, morador no Curato de S. Gonçalo do Ibituruna deste Termo, que falecendo aí sua mulher (...).
fls. 03v - Declaração
Declarou o Inventariante que a Inventariada sua mulher havia falecido sem Testamento no dia vinte e três de Abril do ano próximo passado de mil oitocentos e quarenta e um (...).
fls. 04 - Filhos:
01- Manoel Martins Ferreira, casado com Dona Maria Jesuína do Espírito Santo.
02- Francisco Martins Ferreira, solteiro, de idade de vinte e dois anos pouco mais ou menos.
03- Custódio Martins Ferreira, solteiro de idade de dezesseis anos, pouco mais ou menos.
fls. 11 - Bens de Raiz
- em parte do valor desta fazenda denominada da Gopiara que se compõem de matos virgens e capoeiras e campos de criar, terras e águas minerais com casas de vivenda, paiol, moinho, monjolo. engenho de cana, casa de hóspedes e tudo coberto de telha, com rego de água, quintal mal cercado, por herança de sua mãe e compra a outros herdeiros 3:928$112
- três partes de uma morada de casas térreas cobertas de telha, sitas no Arraial do Ibituruna, com seu portão e fundos cercados de taipa 22$500
- uma fazenda denominada Tabatinga que se compõem de matos virgens, capoeiras, campos de criar, terras e águas minerais, que parte com a fazenda do Gopiara acima 25:800$000
- benfeitorias da mesma fazenda que constam de casas de morada, engenho de pilões, moinho, senzalas e casa de despejo e paiol tudo coberto de telha, quintal com árvores de espinhos e rego de água, compreendendo outra morada de casas que foi de Miguel de Souza Resende, também coberta de telha 1:200$000
- metade das terras de cultura e minerais da Fazenda denominada Gopiara de baixo, comprada a pouco tempo de Cesário Francisco de Souza 4:000$000
- um moinho no lugar denominada a Pedreira, nesta Fazenda da Gopiara 50$000
- um canavial para moer este ano 800$000
fls. 11v. - Bens na Fazenda do Sertão
- uma casas de morada de dois lances, cobertas de telha com duas portas, três janelas. uma cozinha coberta de telha com duas portas e uma janela, um paiol coberto de telha com duas portas e uma janela, tudo bastante arruinado 100$000
- em parte do valor da Fazenda denominada da Cachoeira que se compõem de campos e matos virgens e capoeiras, do Termo da Vila de Batatais da Província de São Paulo 12:729$180
- uma sorte de terras que se compõem de matos virgens e capoeiras e campos de criar, sitas na divisa da dita Fazenda da Cachoeira 1:200$000
Monte Mor 91:823$375
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1845
Caixa: 84
Nº de Páginas: 138
Inventariada: Antonio Joaquim Ferreira
Inventariante: Angela Carlota Ferreira
Local: São José
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira
fls. 01
Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Joaquim Ferreira, casado que foi em primeira núpcias com Prudenciana Onória Cândida de Barros e em segunda com D. Ângela Carlota Ferreira que é testamenteira e inventariante.
Data: 28-11-1845
Local: Fazenda denominada a Tabatinga, Freguesia do Bom Sucesso Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes, em casas do falecido Antonio Joaquim Ferreira.
fls. 03 - Declaração
Declarou a inventariante que seu marido falecera aos trinta e um dias do mês de outubro do corrente ano com solene Testamento e que fora casado em primeiras núpcias com Prudenciana Onória Cândida de cujo matrimônio teve três filhos e em segundas núpcias com ela inventariante do qual matrimônio não teve filho algum.
fls. 03 - Filhos:
01- Manoel Martins Ferreira, casado.
02- Francisco Martins Ferreira, casado
03- Custódio Martins Ferreira, de dezoito anos.
fls. 09 - Bens de Raiz
- uma morada de casas sitas na Fazenda Tabatinga, paiol anexo, engenho de pilões, engenho de serra, moinho, senzalas tudo coberto de telha, compreendendo outra morada de casas que foi de Miguel de Souza 1:200$000
- uma Fazenda denominada a Tabatinga que se compõem de terras de cultura e alguns matos virgens, campos de criar e entrando algumas datas de terras minerais 23:330$000
fls. 14 - Procuração
Data: 29-11-1845
Local: Fazenda denominada a Tabatinga
Que Faz: Dona Angela Carlota Ferreira
Procuradores Nomeados: José Maria da Câmara, Antonio Pinto Correia, José Joaquim de Santana, Rufino Lopes da Silva; a seu irmão João Carlos Teixeira.
fls. 156v. - Testamento
Em nome da santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo.
Eu Antonio Joaquim Ferreira achando-me em meu perfeito juízo mas temendo-me da morte por me achar enfermo faço este meu Testamento pela maneira seguinte:
Sou morador na Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso Termo da Vila de São João del Rei e declaro que fui casado em primeira núpcias com Prudenciana Honória Cândida de Barros de cujo matrimônio tivemos três filhos a saber: Manoel, Francisco e Custódio dos quais os dois primeiros se acham casados e o terceiro ainda se acha solteiro.
(.........................)
Declaro que sou casado em segunda núpcias com Angela Carlota Ferreira de cujo matrimônio não temos filhos algum e nem tão pouco os tenho naturais.
Nomeio meu Testamenteiros em primeiro lugar a sobredita minha mulher Angela Carlota Ferreira, em segundo lugar a meu sogro Carlos Joaquim de Souza e em terceiro lugar a meu cunhado Joaquim Carlos de Souza (...).
(.........................)
Nomeio minha sobredita mulher Angela Carlota herdeira da terça de meus bens paga que seja a importância dos meus legados.
(.........................)
(...) por me achar impossibilitado de escrever pedi ao Reverendo Doutor Luís José Dias Custódio este por mim escrevesse, (...).
São João del Rei, 23 de Abril de 1844
Antonio Joaquim Ferreira
fls. 18 - Subscrito
Testamento de Antonio Joaquim Ferreira morador na sua Fazenda da Tabatinga do Termo de São José, branco, casado, (...).
Abertura:
Aos trinta e um dias do mês de Outubro de mil oitocentos e quarenta e cinco (...) foi aberto este Testamento com que faleceu Antonio Joaquim Ferreira (...).
fls. 32
Diz Custódio Martins Ferreira, filho legítimo dos finados Antonio Joaquim Ferreira e de sua mulher Dona Prudenciana Honória Cândida que achando-se o suplicante com a idade de dezenove para vinte anos, casou-se com Dona Francisca Bernardina de Barros (...).
fls. 33
Certifico que aos 27 de outubro de 1845 administrou o sacramento do matrimônio e bênçãos nupciais aos contraentes Custódio Martins Ferreira e D. Francisca Bernardina de Barros.
São José do Paraibuna, 6 de Janeiro de 1846
fls. 34 - Procuração
Data: 04-02-1846
Local: Fazenda da Gopiara, Distrito da Ibituruna Termo da cidade de São João del Rei, Comarca do Rio as Mortes em casas de Francisco Martins Ferreira.
Que Faz: André Martins Ferreira - Dona Ana Fortunata de Oliveira = Francisco Martins Ferreira e sua mulher Dona Ana Cândida de Souza = Manoel Martins Ferreira e sua mulher Dona Maria Jesuína do Espírito Santo = Custódio Martins Ferreira = João Justino da Rocha e sua mulher Lucinda Ozória
Procuradores Nomeados: José Maria da Câmara, Antonio Balbino de Negreiros de Carvalho, Joaquim Antonio de Gouvêa.