PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Manoel Alves Taveira”, neste site

 

ANTONIO ALVES TAVEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1811

Caixa: 39

Inventariado: Antonio Alves Taveira

Inventariante: Antonia Maria de Jesus

Local: Baependi

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 01

Data: 17-12-1811

Local: Fazenda denominada a Cachoeira do Pinhal, Freguesia de Baependi, Termo da Vila da Campanha da Princesa.

“(...) e sendo aí presente ele dito Ministro compareceram presentes Antonia Maria de Jesus, e Francisco Alves Taveiras, viúva e filho do falecido Testador Antonio Alves Taveiras (...) e por eles uniformemente foi dito que falecendo nesta dita Fazenda da Cachoeira do Pinhal seu marido e pai, dito Antonio Alves Taveiras sem Testamento, deixara uma filha órfã somente, de nome Joaquina (...).

 

fls. 02 e v.

(...) e logo o dito Ministro perguntou aos ditos Inventariantes se o dito falecido Antonio Alves Taveira tinha falecido com seu solene Testamento, e quem eram seus Testamenteiros, donde era natural, se era casado ou solteiro, e se tinha filhos, pais mãe ou herdeiros forçados que por Direito e lei do Reino devam herdar de seus bens ou se no Testamento declarou herdeiro.

E logo pelos ditos Inventariantes foi respondido que o falecido se chamava Antonio Alves Taveira, o qual morrera sem Testamento, natural da Capela de Carrancas da Freguesia de Lavras do Funil, filho legítimo de Manoel Alves Taveiras e de Josefa Lemes de Lima, ambos falecidos, e que foi casado a primeira vez com Rita Maria de Jesus já falecida, de cujo matrimônio teve por filhos a ele inventariante e a Manoel Alves Taveiras, Joaquim Alves Taveiras, José Alves Taveiras, Manoel Antonio Ferreira por cabeça de Rita Maria de Jesus, Joaquim Mariano do Prado por cabeça de Genovefa Maria, Antonio Bernardo por cabeça de Antonia Maria, Floriana viúva, e Francisco Cabral por cabeça de Elena Alves Taveira, dos quais herdeiros fizeram partilha amigável, e depois passou a segundas núpcias com ela inventariante Antonia Maria de Jesus de cujo matrimônio teve só uma filha órfã de nome Joaquina, por ter falecido outro de nome Antonio, todos estes herdeiros forçados (...)”.

 

fls. 04 e v.

Declararam eles inventariantes haver falecido seu marido e pai dito Antonio Alves Taveira no dia seis de Agosto do presente ano de mil oitocentos e onze, nesta Fazenda da Cachoeira do Pinhais (sic) Freguesia de Baependi, e sem Testamento, natural da Capela de Carrancas, Freguesia de Lavras do Funil (...).

 

Herdeiros do 1º Matrimônio:

01- Manoel Alves Taveira, casado com Christina Maria de Jesus, 40 anos;

02- Rita Maria de Jesus, casada com Manoel Antonio Ferreira, 39 anos pouco mais ou menos;

03- Francisco Cabral, por cabeça da falecida mulher Elena Alves Taveiras, 37 anos.

04- Francisco Alves Taveiras, casado com Ana Joaquina de Menezes, 36 anos.

05- Joaquim Alves Taveiras, casado com Antonia Maria, 35 anos.

06- Antonio Bernardes, por cabeça de sua mulher Antonia Maria de Jesus, 27 anos.

07- Floriana Alves Taveiras, viúva do falecido Antonio da Cunha, 26 anos.

08- Joaquim Mariano do Prado por cabeça de sua mulher Genovefa Maria de Jesus, 25 anos.

09- José Alves Taveiras, casado com Maria Francisca de Jesus, 23 anos.

 

Do 2º Matrimônio (do casamento do testador Antonio Alves Taveiras, em segundas núpcias com a Inventariante Antonia Maria de Jesus):

10-  Joaquina, solteira, 11 anos.

 

fls. 07v. - Bens de Raiz

- um sítio de terras de culturas, matos e capoeiras no Arraial do Poizo Alegre do Mandú.

 

fls. 16 e v. Certidão de Casamento:

Antonio Roiz Afonso Vigário, Juiz de Casamentos desta V.ª de Baep.e, e seu Termo, e nela Vicagerente Paroquial ---ª . Certifico que revendo o L.º de Assentos de Casamentos desta Matriz, no atual a fls 10(9)v acha-se o assento pedido cujo teor é o seguinte:

Aos vinte e três dias do mês de Novembro de mil oitocentos e quatorze anos, nesta Matriz de Nossa Senhora do Mont Serrate de Baependi, feitas as diligencias na forma do Concilio Tridentino e Constituição deste Bispado e sem impedimento, o Reverendo Coadjutor Antonio Roiz Afonso da Silveira recebeu em matrimonio por provisão deste Juízo a Francisco Antonio de Oliveira e Joaquina Maria de Jesus, e lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano perante as testemunhas Antonio José Pacheco, e Felis Antonio de Soiza de que para constar se fez este assento que assinei. O Vigário Domingos Roiz Afonso. Não faça dúvida a mudança do Agnome do Sip.e contraído, p.s informando-me são os próprios. Também não contem mais o d.º assento o q. juro aos S.tos Evang.os Baepd.i 15 de Abril de 1815

Ant.º Roiz Aff.º

 

fls. 19 - Petição

Inventariantes pedem avaliação ou melhor, dizem que precisam inventariar um sítio de terras de cultura na Paragem denominada o Ribeirão de São João da Freguesia de Sta. Ana do Sapucaí.

 

fls. 20 - Avaliação:

Ida a Paragem denominada Cabeceiras do Corgo de S. João, terras de culturas e seus logradouros  700$000