PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Famílias “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 7º, § 1º; “Os Carvalho Duarte” Cap. 2º, § 2º e “João Gonçalves de Mello”, neste site.
ANA
ROSA LUDOVINA DE PAIVA
Inventario
Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei
Inventariante: FRANCISCO JOSE DE ANDRADE MELLO
Inventário Redigido: Aplicação da Capela do Espírito Santo- Freguesia de Nossa Senhora de Carrancas, Termo da Vila de São João del Rei - 1822.
Transcrito por: Moacyr Villela.
Data da Transcrição: 2004
Objetivo: Dados Genealógicos.
INVENTARIANTE é o viuvo
“Na Fazenda denominada - Joaquim de Araújo – casa de morada do Alferes Francisco Jose de Andrade Mello, presentes o Alferes Antonio Francisco Sardinha e Manoel Luis Gonçalves como avaliadores dos bens do casal.
HERDEIROS DECLARADOS: Filhos:
Dona FRANCISCA DE PAULA DE JESUS – solteira 12 anos;
Dona MARIA ROSA DE ANDRADE – 10 anos;
Dona RITA DE CASSIA E SILVA, 9 anos;
Dona MARIANA BENEDITA DO NASCIMENTO, 8 anos .
BENS DE RAIZ:
- Fazenda denominada “Joaquim de Araújo” que se compõe de terras de cultura e campos de criar, sita na aplicação do Espírito Santo....avaliada em 7:300.$ 000 reis;
- Uma morada de casas com suas benfeitorias , Engenho de Cana na mesma Fazenda: 300$000;
- Uma sorte de Terras no lugar chamado “Pau Grande”, Freguesia de Carrancas, avaliada em 1:200$000;
- Morada de casas cita no arraial de São Vicente em comum com o irmão Jose Joaquim de Andrade avaliada em 30$000;
- Outra morada cita na Capela do Espírito Santo em comum com o mesmo irmão. Valor: 40$000 reis.
MONTE MOR: 22:693$000 REIS
CERTIDÕES ANEXADAS AO INVENTARIO:
“ A 30 de junho de 1824 na Ermida de Dona Luciana Villela, o reverendo Valério dos Reis Silva Resende com licença do vigário......contraentes: José Villela dos Reis filho legitimo do Alferes Francisco Tomas Villela e Dona Joaquina Tomazia dos Reis, batizado e morador na Freguesia de Aiuruoca com Dona Francisca de Paula de Jesus, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e de Dona Ana Rosa de Paiva, nascida , batizada e moradora na Freguesia de Carrancas.....em presença do Vigário José de Abreu e Silva e do Reverendo Francisco Antônio Junqueira.....”
“ Aos 20 de Agosto de 1828 no Oratório do Alferes Francisco José de Andrade Mello, o Padre Joaquim Leonel de Paiva ..... ( casou),...Domingos Teodoro Azevedo, filho legitimo do Tenente Francisco Machado de Azevedo e de Dona Prudenciana Umbelina de Paiva com Dona Maria José de Andrade, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e de Dona Ana Rosa de Paiva, ....livre do impedimento de consangüinidade em terceiro grau de linha transversal.....”;
“ Aos 8 de Fevereiro de 1830, no oratório do Alferes Francisco José de Andrade Mello, o padre Joaquim Leonel de Paiva, pároco de Carrancas,.....(casou)....Francisco Machado de Azevedo, filho legitimo do Tenente Francisco Machado de Azevedo e de Dona Prudenciana Umbelina de Paiva com Dona Rita de Cássia e Silva, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e Dona Rosa Ludovina de Paiva, ... livre da consangüinidade em terceiro grau de linha transversal.. testemunhas: Gabriel Francisco Junqueira e José Afonseca de Carvalho.”;
“ Aos 28 de setembro de 1831, no Oratório ereto na Fazenda do Alferes Francisco José de Andrade Mello, por provisão do vigário de Carrancas: Padre Francisco José de Souza Monteiro.....Francisco Gonçalves Penha filho legitimo de José Gonçalves Penha e Maria Rita de Andrade ....(casou) ...com Dona Mariana Benedita do Nascimento filha legitima do Alferes Francisco José de Mello e Dona Rosa Ludovina de Paiva....Testemunhas: Manoel Joaquim de Santana e Antônio Joaquim de Andrade.