PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANA NARCISA DA CONCEIÇÃO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1876

Caixa: 62

Inventariada: Ana Narcisa da Conceição

Inventariante: Ireno Batista Lopes

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 56

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Ana Narcisa da Conceição de quem é testamenteiro e inventariante Ireno Batista Lopes.

Data: 17-05-1876

Local: São João del Rei

 

fls. 03v. - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém,

Eu Ana Narcisa da Conceição achando-me bastante enferma faço o meu Testamento e disposição de última e derradeira vontade da forma seguinte:

Declaro que sou natural desta cidade, filha legítima de Gomes Narciso e Rita Antonia Marcelina da Conceição, já falecidos.

Declaro que sempre vivi no estado de solteira, e por fragilidade humana tive três filhos que são falecidos e não deixaram descendentes por falecerem no estado de solteiros e há muitos anos, e por isso não tenho herdeiros ascendentes ou descendentes.

Os bens que possuo constam de uma morada de casas velhas, arruinadas, de sobrado e sem fundo, sita na Rua de São Roque (...).

(.........................)

Declaro que sou irmã da Confraria de Nossa Senhora das Mercês desta cidade em o Cemitério da qual meu corpo será sepultado.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a Ireno Batista Lopes, em segundo a João da Silva Mourão e em terceiro a David Antonio de Paiva (...).

(.........................)

Dos remanescentes de qualquer quantia que possa sobrar do produto dos ditos meus bens, depois de pagas as minhas dívidas de enterro e outras que eu ficar devendo e das missas que deixo recomendadas, instituo herdeira a mesma Confraria de Nossa Senhora das Mercês para as obras de sua Capela.

(.........................)

(...) este vai feito a meu rogo por um Tabelião que o aprova, e por eu não saber ler nem escrever a meu rogo assina-se João Joaquim de Assis (...).

Cidade de São João del Rei, 23 de Abril de 1876

Ana Narcisa da Conceição

 

fls. 05v. - Abertura

Aos vinte e quatro dias do mês de Abril de mil oitocentos e setenta e seis (...) foi entregue este Testamento com que faleceu Dona Ana Narcisa da Conceição(...).

 

fls. 10 - Bens de Raiz:

-- uma morada de casas coberta de telha  400$000