PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
ANA JOAQUINA MOREIRA
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1837
Caixa: 167
Nº de Páginas: 26
Inventariada: Ana Joaquina Moreira
Inventariante: Alferes Joaquim Antonio de Carvalho
local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls 01 -
Inventário dos bens da falecida Dona Ana Joaquina Moreira de quem é inventariante seu testamenteiro o Alferes Joaquim Antonio de Carvalho.
Data: 21 de Julho de 1837
Local: Vila de São João del Rei.
fls. 02v. - Declaração
(...) declarou que a inventariada havia falecido no dia vinte e oito de Janeiro do corrente ano de mil oitocentos e trinta e sete, com Testamento Solene (...).
fls. 03 - Filhos
01- José Ignacio Vieira Ferraz, de idade de dezessete anos, pouco mais ou menos.
fls. 04v. Bens de Raiz
- uma morada de casas sitas na rua de trás do Carmo, cobertas de telha 500$000
fls. 05 - Testamento
Eu Ana Joaquina Moreira faço o meus Testamento na forma seguinte:
Sou filha legítima de Aleixo Moreira e Theresa Maria de Jesus, ambos falecidos.
Sempre fui solteira e neste estado tive um filho que existe por nome José, e posto fosse batizado como exposto a Maria Patrícia, sempre o tive e reconheci como meu filho, e como tal o instituo por meu legítimo herdeiro de todos os meus bens, e porque este ainda é menor de idade é minha vontade que ele mesmo seja Tutor, meu primeiro Testamenteiro Joaquim Antonio de Carvalho porque o faço certo que o fará (fls. 05v) educar com todos os sentimentos de honra, honestidade e religião como até aqui o tem feito e prestado todos os socorros pois para isso o habilito para a mesma Tutela.
Nomeio para meus Testamenteiros em primeiro lugar ao dito Joaquim Antonio de Carvalho, em segundo a Francisco de Paula de Almeida Magalhães, em terceiro a Sabino de Almeida Magalhães (...).
(...........)
Vila de São João del Rei, 29 de Dezembro de 1836
Ana Joaquina Moreira
fls. 06v. Abertura
Aos vinte e oito dias do mês de Janeiro de mil oitocentos e trinta e sete (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu Dona Ana Joaquina Moreira (...)
fls. 07 - Subscrito
Testamento de Dona Ana Joaquina Moreira, mulher branca, solteira (...).
fls. 11 - Diz José Ignacio Vieira Ferras, filho e herdeiro da falecida Dona Ana Joaquina Moreira, que achando-se na idade de dezenove anos se casou com Dona Maria Gabriela de Carvalho (...).
fls. 12v.
Aos ------- de Abril de mil oitocentos e trinta e nove nesta Igreja matriz de São João del Rei, em minha presença, feitas as proclamações recomendadas pelo Concílio e Constituição do Bispado e não resultando impedimento algum, se receberam em matrimônio por palavras de presente José Ignacio Vieira Ferras, exposto em casa de Maria Patrícia e reconhecido filho natural de Ana Joaquina Moreira, e Maria Gabriela de Carvalho exposta em casa de Gertrudes Maria do Espírito Santo e reconhecida filha natural de Joaquim Antonio de Carvalho. Foram testemunhas Manoel José da Costa Machado e Manoel Ferreira do Pinho, aquele casado e este solteiro, todos moradores nesta mesma freguesia. E logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano. E para constar mandei fazer este assento que assinei. Ita in fide Parochi.
São João del Rei, 10 de Junho de 1839
O Vigário Luís José Dias Custódio.