PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
ANA JOAQUINA DE ARANTES
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1849
Caixa: 613
Nº de Páginas: 144
Inventariada: Ana Joaquina de Arantes
Inventariante: Joaquim Luis de Mello
Local: São João del Rei
Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
fls. 02
Diz Joaquim Luis de Mello, morador no Arraial de Prados deste mesmo Município e Comarca, que falecendo da vida presente sua mulher Ana Joaquina de Arantes sem Testamento (...).
fls. 06v. - Bens de Raiz
- uma morada de casas sitas nos subúrbios do Arraial, sendo uma pequena parte de sobrado e uma chácara velha, muito maltratada com os tapumes deteriorados 320$000
fls. 08 Dividas Passivas:
- Francisco Joaquim de Assis 140$000
- Joaquim Pedro de Mello 48$000
- Manoel Pedro Gonçalves da Silva 9$740
- Damazo José de Castro 6$000
- Manoel Antonio da Fonseca 3$900
- João Rodrigues Ladeira 3$840
- aos herdeiros de Thomas da Silva Fraga 40$600
- Manoel Antonio de Souza 15$600
fls. 09 - Procuração
Que Faz: Joaquim Luis de Mello, morador em Prados, viúvo inventariante
Data: 26 de Fevereiro de 1850
Local: São João del Rei
Procuradores Nomeados: Antonio Fernandes Moreira, Joaquim Antonio de Gouveia e Francisco Antonio dos Passos
fls. 13v. Testamento
Em nome da Santíssima Trindade. Amém.
Eu, Ana Joaquina de Arantes, cidadã brasileira honra de que muito prezo, achando-me doente porem de pé em meu perfeito juízo e claro entendimento, senhora de mim e de todas as minhas faculdades mentais vou proceder a este meu Testamento e disposição de última vontade para dispor de minha morte e desejo seja cumprido na forma das Leis que rege este Império.
Declaro que sou natural do Bichinho e moradora neste Arraial de Prados, filha legítima de Antonio de Arantes e de Maria de Jesus, já falecidos.
Declaro que sou casada com Joaquim Luís de Campos (?) de cujo matrimônio não temos filhos alguns nem no estado de solteira os tive.
Desejo ser sepultada na Igreja Matriz (...).
(...............)
Declaro que os bens que possuo são a metade das casas onde moro e o mais que por direito pertencer-me quando se verificar a Partilha com o dito meu marido.
Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a Anastácio Luis de Campos, em segundo o Alferes Fortunato Gonçalves Moura e em terceiro ao Padre João Rodrigues de Mello (...).
Cumpridas assim estas disposições instituo por meu herdeiro universal ao dito meu primeiro testamenteiro Anastácio Luis de Campos por assim mo merecer e o hei por abonado quanto em Direito é permitido.
(...) pedi a Antonio dos Reis Belchior este por mim escrevesse e assinasse visto não saber ler nem escrever
Prados, 22 de Janeiro de 1848
Ana Joaquina de Arantes
fls. 15 - Abertura
Certifico (...) que abri este Testamento com que faleceu a Testadora Ana Joaquina de Arantes aos vinte e dois de Outubro de mil oitocentos e quarenta e oito.
fls. 18 - Mais Dividas Passivas:
- Fortunato Montes 1$920
- Boaventura Cardeal’ 1$280
- José Antonio de Souza 1$000
- Francisco José Malta $400
fls. 22
Diz Joaquim Luis de Mello, morador no Arraial de Prados (...) que falecendo da vida presente sua mulher Ana Joaquina de Arantes, com idade maior de oitenta anos (...).
Monte Mor: 1:036$960
fls. 33
Diz Anastácio Luis de Campos Testamenteiro e herdeiro da falecida Ana Joaquina de Arantes, Dona viúva já de primeiro matrimônio e segunda vez casada com Joaquim Luis de Mello que dela se separou anos antes de sua morte (...)
fls. 34 - Procuração
Que Faz: Anastácio Luis de Campos
Data: 12 de Julho de 1850
Local: Vila de São José
Procuradores Nomeados: Florêncio Antonio da Fonseca - Doutor João Crisóstomo Pinto da Fonseca - Joaquim Antonio de Gouveia - José Joaquim de Santana - Cândido Narciso de Lacerda Bitancourt.
fls. 55
Certifico com juramento que no Livro de Óbitos desta Matriz de Prados a folha 18 se acha o Termo ou Testamento seguinte:
Na freguesia de Prados a vinte e dois de Outubro de mil oitocentos e quarenta e oito conforme declarou Joaquim Luis de Mello faleceu na idade de noventa anos, hidrópica, Ana Joaquina de Arantes, branca, mulher do dito declarante, e sepultou-se dentro da Matriz (...).
fls. 68 - Procuração
Que Faz: Joaquim Luis de Mello, morador neste Termo, viúvo da Inventariada.
Data: 28 de Junho de 1851
Local: Vila de São José
Procuradores Nomeados: Rufino Lopes da Silva; Cândido Narciso de Lacerda, José Joaquim Soares de Carvalho, João Crisóstomo Pinto da Fonseca, Alferes Antonio Fernandes Moreira.