PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
ALVINO DE MAGALHÃES BASTOS
Testamento
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Local da Pesquisa – Museu Regional de São João Del Rei
Tipo de Documento – Testamento
Fonte – Livro de Testamentos no. 10
Período – 1792/1794
Folha – 237 V
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Rodrigo Carvalho
Registro de Testamento com que faleceu Alvino de Magalhães Bastos de quem é testamenteiro Manoel Antônio da Silva Campolina.
Em nome de Deus. Amém. (...)
Data – 03 de março de 1.793
Local – em casas de morada de Antônio de Magalhães, nos subúrbios do Arraial do Suaçuí, Freguesia de Congonhas do Campo, Termo Real Vila de Queluz, Comarca do Rio das Mortes (...)
(...) Declaro que sou solteiro e não tenho herdeiros forçados, sou filho natural de Manoel de Magalhães Bastos, nascido nesta Freguesia de Congonhas do Campo e filho de Isabel de Magalhães, já falecida, solteira.
(...)
Rogo em primeiro lugar a Manoel Antônio da Silva Campolina, em segundo lugar ao Alferes Valentim de Matos Romão, em terceiro lugar a Domingos de Magalhães Bastos, queiram ser meus testamenteiros (...).
Alvino de Magalhães Bastos
ABERTURA
Certifico que no dia quinze do mês de Março de mil setecentos e noventa e três me foi apresentado este Testamento com que faleceu Alvino de Magalhães Bastos (...)
ACEITAÇÃO
Data – 27 de março de 1.793
Local – Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto
... sendo aí apareceu presente Manoel Antônio da Silva Campolina, morador no Arraial do Suaçuí da Freguesia de Congonhas do Campo, julgada da Real Vila de Queluz (...) e por ele foi dito que de sua livre vontade fazia aceitação da Testamentária do Testador Albino de Magalhães Bastos (...).