PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, neste site

 

FELISBERTO RIBEIRO DA SILVA, major

Testamento

 

ARQUIVOS HISTÓRICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira-MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1863 - Caixa: 08

Testador: Felisberto Ribeiro da Silva, major

Testamenteira: Maria Silvéria de Castro

Local: Oliveira-MG

Nº de Páginas: 26

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Testamentária

Data: 12-09-1863

Local: Cidade de Oliveira

D. Maria Silvéria de Castro requer julgamento das contas testamentárias do finado seu marido o Major Felisberto Ribeiro da Silva

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Felisberto Ribeiro da Silva querendo firmar minha ultima vontade faço este meu Testamento na forma seguinte:

(...) sou natural da vila da Oliveira, filho legitimo de Ignacio Ribeiro da Silva e D. Francisca Felisberta de Góis e Lara, já falecidos, e sou casado a face da igreja com D. Maria Silveria de Castro de cujo matrimonio tenho sete filhos que são: Jose = Ignacio = Felisberto = Carlos = Mizael = Messias = e Maria, casada com Felisberto Ribeiro da Silva Castro

Declaro que, antes de ser casado, tive um filho por nome Joaquim Ribeiro da Silva que foi exposto em casa de D. Genoveva Bernardes de Góis e Lara, o qual habilito por meu filho e herdeiro igualmente aos outros, os quais oito filhos são meus legítimos herdeiros de meus bens.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher D. Maria Silvéria de Castro, em segundo lugar a meu filho Jose Ribeiro de Castro, e em terceiro lugar a meu genro Felisberto Ribeiro da Silva Castro (...).

Meu corpo será envolto no habito da Senhora do Carmo da Ordem Terceiro de Ouro Preto de quem sou irmão professo e remido e acompanhado pelo pároco e mais sacerdotes (...).

(...)

Deixo a meu neto Eliezer, filho de meu filho Ignacio, um crioulo (...).

Deixo para a capela de Nossa Sra. do Carmo da Mata 100$000 rs, e para a matriz de N. Sra. da Oliveira 100$000 rs.

Nesta forma hei por findo este meu testamento e ultima vontade (...) e pedi a Moyses Jose Bernardes que este por mim escrevesse e eu somente o assino.

Hoje, Fazenda do Barreto oito de Março de 1861

Felisberto Ribeiro da Silva

 

Aprovação

Data: 08-03-1861

Local: nesta Fazenda do Barreto em casas de morada do Major Felisberto Ribeiro da Silva, aplicação do Carmo da Mata, freguesia e termo da Oliveira Comarca do Rio das Mortes.

 

Abertura: certifico que sendo-me apresentado este testamento, e sendo preciso cumprir suas disposições quanto ao funeral, o abri em presença das testemunhas, e o encontrei fechado e lacrado conforme o rótulo, sem vicio algum, o que afirmo in fide securitas. Mata do Carmo  12-04-1861. O Capelão.

 

Cumpra-se em termos registrando-se (...). Oliveira 09-08-1861

 

No mesmo dia mês ano e lugar et supra em meu cartório me fora entregue este testamento por parte do Dr. Gabriel Caetano Guimarães Alvim, Juiz Municipal de Órfãos e Curador de Capelas e Resíduos.

Aceitação: Aos 09-08-1861 nesta vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes compareceu Felisberto Ribeiro da Silva Castro, procurador instituído, e por este me foi dito que vinha pelo presente termo e por parte de sua constituinte D. Maria Silvéria de Castro assinar termo de aceitação do testamento do finado Major Felisberto Ribeiro da Silva (...).

 

Procuração:

Data: 08-08-1861

Local: Vila de Oliveira, em casa de residência de Antonio Jose de Castro, aonde se achava presente;

Que Faz: D. Maria Silvéria de Castro, moradora na Mata do Carmo, viúva do Major Felisberto Ribeiro da Silva.

Procurador: a seu genro Felisberto Ribeiro da Silva Castro

Fins: especialmente para tratar de assinar o termo de aceitação e acertar as custas testamentárias de seu finado marido.

 

Recibo: Oliveira 01-09-1863

Certifico que o corpo do finado Major Felisberto Ribeiro da Silva foi sepultado no habito da Sra. do Carmo e acompanhado por quatro sacerdotes e sei, por me dizerem, que disseram missa de corpo presente (...). o Pe. Antonio Pereira da Paixão

 

Procuração

Data: 22-05-1862

Local: Distrito do Carmo da Mata

Que Faz: Ignacio Ribeiro da Silva Castro, morador neste distrito

Procurador Nomeado: in solidum, na cidade de Oliveira, Jose Ribeiro da Silva Castro e Antonio R. Garcia, e Antonio Custodio Ribeiro