PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Família “Costa Afonso”, neste site.
DOMINGOS DA COSTA AFONSO
Inventário
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Inventário
Ano: 1770 - Caixa: 340
Inventariado: Domingos da Costa Afonso
Inventariante: Maria de Almeida Silva
Local: São João del Rei
Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira
Obs.: faltam as 1as. folhas, muito danificado
fls. 02 - Herdeiros
01- Gonçalo da Costa Afonso, de idade de 28 anos.
02- Tenente João da Costa Afonso, de idade de 26 anos.
03- José de Almeida Silva, de idade de 24 anos.
04- Manoel da Costa Afonso.
05- Ana Maria de Almeida
Bens de Raiz:
Este sítio em que morava a dita inventariante, com casas de vivenda cobertas de telhas e senzalas cobertas de capim, com suas capoeiras e suas árvores de espinhos e tudo o mais pertencente ao mesmo sítio, terras e águas minerais e um andaime em que passa água 400$000
Testamento
Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.
Saibam quantos este Público Instrumento de Testamento virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e cinquenta e um aos [-----] dias do mês de Agosto nesta vila de São João del Rei Comarca do Rio das Mortes, eu Domingos da Costa Afonso e minha mulher Maria de Almeida Silva estando com saúde e em nosso perfeito juízo que Nosso Senhor foi servido dar-nos, por não sabermos quando o mesmo Senhor será servido de nos levar para si e temendo-nos da morte fizemos este solene Testamento:
(.....)
Declaramos e nomeamos por nossos testamenteiros em primeiro lugar [---------] e em segundo pedimos ao Senhor Manoel João de Andrade, morador nesta vila, e a Pedro de Amorim Dantas e a Pedro de Almeida Silva, queiram aceitar ser meus testamenteiros (...).
(.....)
Nosso corpo será sepultado, na Capela da Ordem Terceira de São Francisco desta vila de São João del Rei, amortalhado em Hábito do mesmo santo (...).
(.....)
Declaro eu Testador Domingos da Costa Afonso que sou natural da Ilha de São Miguel, batizado na matriz de Nossa Senhora da Estrela, filho legítimo de Domingos Afonso e de sua mulher Theresa da Costa, já defuntos, e sou casado com Maria de Almeida Silva, natural e batizada na igreja matriz de Irajá Bispado do Rio de Janeiro, filha legítima de Jose de Almeida Silva e de sua mulher Maria Pereira, já defunta.
Declaro que do nosso matrimônio temos até o presente cinco filhos a saber: Gonçalo = João = Lourenço = Jose = e Manoel aos quais por nossos herdeiros forçados.
(.....)
Declaramos que temos contas com Manoel João de Andrade, morador nesta vila, o qual mandamos se pague (...).
(.....)
(...) pedimos ao Padre João Ferreira de Carvalho que este por nós fizesse e como testemunha assinasse e nós nos assinamos com nossos sinais costumados (...).
São João del Rei
Domingos da Costa Afonso
Maria de Almeida
Monte Mor - 9:103$400
Diz Pedro de Almeida Silva que por falecimento de Domingos da Costa Afonso ficou o suplicante tutor dos órfãos seus filhos (...)
Procuração
Procuradores Nomeados: Bento Jose de Faria e Souza e Francisco Joaquim da Graça.
Data: 03-02-1783
Local: Capão Grosso
Que Faz: Gonçalo da Costa Afonso (filho do inventariado)
Diz o Tenente João da Costa Afonso, filho legitimo de Domingos da Costa Afonso e sua mulher Maria de Almeida (...).
Dizem José de Almeida Silva, Manoel da Costa Afonso e Manoel da Silveira Machado, como cabeça de sua mulher Ana Maria de Almeida, filhos legítimos de Domingos da Costa Afonso e sua mulher Maria de Almeida Silva (...), naturais e batizados nesta freguesia de Nossa Senhora do Pilar da vila de São João del Rei (os filhos do inventariado).
Lourenço Baptista Jaques, vigário encomendado nesta matriz de São João del Rei:
Aos quatorze dias do mês de Fevereiro de mil setecentos e quarenta e seis anos, na capela de São Gonçalo do Brumado desta freguesia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei, o Padre Jose Fernandes de Barros, capelão da capela de Santa Rita desta freguesia, com licença do Reverendo Vigário José [-----] Jerônimo, batizou e pôs os santos óleos a Jose, filho legítimo de Domingos da Costa Afonso e de sua mulher Maria de Almeida e Silva. Foram padrinhos Pedro de Amorim Dantas, solteiro e Quitéria Correia de Souza mulher de Lourenço Ribeiro de Brito, todos desta freguesia de São João del Rei, do que fiz este assento. O Coadjutor Miguel de Castilho e Góes.
Aos nove de Fevereiro de mil setecentos e cinquenta na capela de São Gonçalo do Brumado, filial desta matriz, batizou o Padre Dionísio Ferreira Alves capelão da dita capela com licença do Reverendo Vigário Manoel Pinto Ribeiro, a Manoel, filho legítimo de Domingos da Costa Afonso e de sua mulher Maria de Almeida Silva, e lhe pôs os santos óleos. Foram padrinhos Manoel João de Andrade, solteiro e Quitéria Correia de Almeida mulher de Lourenço Ribeiro de Brito, todos desta freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João del Rei. O Vigário Mathias Antonio Salgado.