PROJETO COMPARTILHAR
Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira
Catarina Pereira
Testamento
Museu Regional de São João del Rei
Tipo de Documento: Testamento
Ano 1815
Testadora Catarina Pereira
Testamenteiro Jose Antonio Vianna
Disponibilizado por William Horst Richter
Transcrito por Projeto Compartilhar
Aos 18-10-1815 nesta vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, Jose Antonio Vianna testamenteiro de Catarina Pereira me foi apresentada uma petição (...).
Diz Jose Antonio Vianna, como testamenteiro de Catarina Pereira, que quer das contas (...).
Testamento (...) eu Catharina Pereira moradora que sou nesta fazenda denominada o Curral, aplicação de Nossa Senhora da Piedade da Freguesia de Congonhas do Campo, termo da Real Vila de Queluz, Comarca do Rio das Mortes estando enferma mas em meu perfeito juizo (...) faço este meu testamento na forma seguinte: Sou natural e batizada nesta dita freguesia de Congonhas do Campo, f.l. de Alexandre Pereira Passos, ja falecido e de sua mulher Catarina da Cunha Pinta. Fui casada com Francisco Joze Soares, ja falecido, em cujo estado tivemos tres filhos a saber duas, ambas de nome Maria, e outro logo que nasceu batizaram-no e morreu, igualmente morreram as duas de nome Maria, e no presente estado de viuva tive dois filhos a saber Floriano e Oliverio os quais são meus herdeiros.
Nomeio por meus stestamenteiros em 1º lugar a Jose Antonio Vianna, em 2º a Antonio Jose Soares e em 3º meu irmão João Pereira Passos.
Foi este meu testamento escrito a meu rogo por Antonio Rodrigues Bijos e por eu não saber ler, nem escrever, roguei a Manoel Felippe de Brito que por mim assinasse. Fazenda do Curral 21 de Março de 1814.
Aprovação: 22-03-1814
Abertura: certifico que falecendo na capela da Piedade, filial desta matriz, Catarina Pereira, foi entregue seu testamento no dia 01-06-1814.